Categorias
Semiótica

Taxonomia

Taxonomia e espaço de movimento – A mão humana mostra movimento natural completo em sua funcionalidade hábil; desenhar, fazer modelos, tocar instrumentos musicais, sustentar a fala, etc., todas habilidades sensíveis para manipulação sutil. Saber mais…

Taxonomia

Passando de INATIVO para CUP, GRASP e PINCH e vice-versa, experimentamos muito pouco esforço. Ao flexionar a partir de um CUP, a mão oposta pode “fazer” um CAGE muito rápido, mas fazer um FIST é difícil e lento. Do GRASP a mão abduzida flexiona facilmente em um FIST, enquanto é desconfortável e lento fazer um CAGE.

Taxonomia Contendo movimento:

No CUP os segmentos dos dedos estão ativamente restringidos na adução, apoiada pela orientação estrutural de adução das falanges (Fig. 4b3). A partir da postura VAZIA (significado: sem  contenção, Fig. 5a3) a mão flexiona através do COPO (Fig. 5b3) em uma “caixa” totalmente fechada e restrita com as pontas dos dedos estendidas, que chamamos de CAGE (Figs. 4a3 e 5c3). Supomos que seja elementar, pois mais da metade da população mundial come insetos e há muito tempo atrás a evolução começou a pegá-los sem ferramentas

Obtendo movimento.

O GRASP é uma postura preênsil [26], ou seja, que prepara a mão para segurar objetos tão grandes quanto possível para aquela mão específica. O polegar assume uma postura análoga aos dedos; dessa forma, eles atribuem aproximadamente uma esfera com todos os segmentos articulados entre flexão e extensão ativamente restringidos na abdução. Portanto, a obtenção começa (ou termina) com a postura HALT estendida e abduzida (significado: sem ação, Fig. 5a1/2), ou seja, ela flexiona ao longo das restrições de abdução no GRASP (Fig. 5b1) terminando em um FIST (Fig. 5c3). A dinâmica do punho resiste a forças externas esperadas ou sentidas (Secção 5.2), e uma arma de defesa e ataque e como ferramenta na axila levantada transmite significado, ou seja, protesto.

Movimentos de retenção:

A mão INATIVA (Fig. 5b2) é uma posição inicial natural para o movimento da mão quando pendurado no braço inativo. Ou seja, Todos os segmentos em uma posição neutra natural e nenhuma no mesmo plano (Fig. 4a1–2), veja também Cooney et al. [7, pág. 1378] e Kurihara e Miyata [19, pág. 356]. Observe que é variável, a forma depende da gravidade, da verticalidade. Ou seja, se levantado sob o braço ficará mais próximo do punho e que é bem diferente da postura plana forçada (Fig. 4b1).

Objeto Forma

Objeto Forma
Vista Palmar

App Escrita Visual – Ver Demonstração.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *