Fonador visuoEspacial

Fonador Antebraço

O antebraço apresenta articulação radioulnar proximal e distal, que permite rotação do antebraço em torno do seu eixo longitudinal, ou seja, pronossupinação. Dessa forma, tem-se na pronação, uma rotação no sentido ante-horário com amplitude angular de 85°, ou seja, uma visão dorsal da mão. Já na supinação, uma rotação sentido horário com amplitude angular de 90°, ou seja, uma visão palmar da mão.

Pronossupinação

Como visto em (Kapandji, 1980)[B-CIN-5], em posição de pronação, a ulna e o rádio não estão paralelos, mas estão cruzados. Dessa forma , o rádio é deslocado pela frente da ulna e sua cavidade dirigida para trás, que lhe permite “cavalgar literalmente sobre a ulna”. Assim, a pronação não pode alcançar a rotação de 90º, devido a curva do rádio no plano sagital.

Processo visuoEspacial

O vídeo a seguir, ilustra um objeto em transformação, que desloca linearmente conjugado com a rotação do antebraço, ou seja, uma alteração sequencial da mão, simultâneo com o movimento que vai e volta e sincronizado com a pronação e a supinação. Acessar ao vídeo, clicar na imagem a seguir.

Palma dedos abdução

Linguagem Visual.

Torcer

SignWriting

SignWriting é um sistema que permite ler e escrever qualquer língua de sinais sem a necessidade de tradução para uma língua oral. Ou seja, SignWriting é um sistema de escrita das línguas gestuais. que expressa os movimentos das forma das mãos, as marcas não-manuais e os pontos de articulação.

Alma signwriting

Fonador Punho

O punho apresenta movimentos com dois graus de liberdade, ou seja, movimento no plano sagital e movimento no plano frontal, como ilustra a figura a seguir. Dessa forma, no plano sagital, tem-se a flexão, com o movimento para para baixo e na extensão, com o movimento para cima. Ao plano frontal, tem-se a abdução, com desvio radial, ou seja, com movimento lateral para dentro e para a adução, com desvio ulnar, ou seja, com movimento lateral para fora.

Como visto em (Kapandji, 1980)[B-CIN-5], o movimento de abdução não excede 15º. Ao movimento de adução considera-se 45º. Aos movimentos de flexão e extensão é de 85º. O desvio ulnar é mais amplo em supinação. A amplitude dos movimentos de adução-abdução é mínima em flexão forçada ou extensão do punho. A flexão-extensão é máxima quando a mão não se encontra em adução ou em abdução e de menor amplitude quando o punho encontra-se em pronação.

Articulação de punho

O movimento de circundução se define como a combinação dos movimentos de flexão-extensão com os movimentos de adução-abdução, conforme visto em (Kapandji, 1980)[B-CIN-5]. Portanto, é um movimento que se realiza, simultaneamente, com relação aos dois eixos da articulação do punho, como ilustra a figura a seguir. Como a amplitude dos movimentos do punho é menor em pronação, o cone descrito na circundução é menos aberto em pronação, ou seja, mais aberto em supinação.

Circundução de punho

Sinais em LIBRAS

Os sinais em LIBRAS para as palavras: ACENAR, REPETIR e LEVANTAR, são exemplos de sinais da classe movimento com articulações no punho. Para acessar estes sinais, clicar na imagem a seguir.

Polegar adução

Os sinais em LIBRAS para as palavras: ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO MÉDIO e MATEMÁTICA, ao invés de se caracterizar a ação pela classe movimento, é melhor utilizar da notação classe contato. Assim, simplifica-se a escrita do sinal. Ou seja, a complexidade descritiva do movimento desses sinais, ficam implícitas na classe contato tipo tocar simples. Acessar ao vídeo, clicar na imagem a seguir.

Digital polegar reto contato

Fonador Dedos

O dedos possuem articulações Metacarpofalângicas. O tipo dobradiça só permitem flexão e extensão. Para visualizar estes movimentos, clicar na imagem a seguir.

Articulação dedo indicador

São dedos do tipo condilóide, os que permitem flexão e extensão, além da abdução e adução. As articulações Interfalângicas são do tipo dobradiça, ou seja, só realizam flexão e extensão. Saber mais, clicar na imagem a seguir.

Dedo indicador estendido

Escrita Linear de Sinais

Nesse processo, busca-se analogia e metáfora na codificação da cena visual e espacial, com foco no escopo semiótico, ou seja, o quanto a grafia do símbolo possa contribuir ao interpretante (significante, signo, significado). Acessar ao vídeo, clicar na imagem a seguir. Acessar ao vídeo, clicar na imagem a seguir.

Contato distal dedos adução retos

Fonadores Braço e Ombro.

Neste filme, exibe-se com muita elegância, os movimentos dos braços e ombro, ou seja, performance do ritmo escápulo umeral. Acessar ao vídeo, clicar na imagem a seguir.

Como visto em [B-CIN-3][B-CIN-4], o ombro é uma articulação tipo esferóide, ou seja, possui movimentos nos três planos: sagital, frontal e transverso.

Articulação Acromioclavicular.

Então, no plano sagital, têm-se a flexão, a extensão e a hiperextensão; no plano frontal, têm-se a abdução e a adução; e no plano transverso, têm-se a rotação medial e rotação lateral; abdução horizontal, adução horizontal e circundação. Acessar ao vídeo, clicar na imagem a seguir.

Alfabeto Corpo (TAG’s)

Os elementos articuladores, ou seja, os fonadores, são codificados com os símbolos do teclado ABNT-2, como ilustra a figura a segui.

Tag groups

filme VOU ruído branco

Sinopse do filme VOU ruído branco

Neste filme, ilustra-se os movimentos de pronação e supinação. O objeto em articulação possui transformação temporal na forma e espaço, ou seja, os saltos nas cenas do sinal, resulta na abstração da ordem sequencial dos quadros. Características: time de 0:11; filtro com amostragem baixa; áudio com ruído ambiente.

Testar seu conhecimento

Assistir ao vídeo VOU ruído branco e depois reproduzir o sinal correspondente em LIBRAS. Acessar ao vídeo, clicar na imagem a seguir.