Categorias
Semiótica

Polegar

Articulação do dedo polegar

O dedo polegar difere dos outros dedos apenas por ter maior grau de liberdade.

Articulação do Polegar

Articulação tipo Sela

Como visto em (Barakat, Field, Taylor, 2013), os movimentos do dedo polegar, em cada articulação, são flexão e extensão (chamados de abdução radial na JMCC) e movimentos adicionais de anteposição, retroposição e oposição na JMCC, devido ao formato de sela da articulação.

Articulação do Polegar
Saddle JointSaber mais…
Articulação do Polegar
Three variants of a flat handshape with all fingers extended. Saber mais…
Polegar Adução Abdução

Articulações do Dedo Polegar

  • articulação carpometacarpal
  • articulação metacarpofalângica (MCPJ)
  • articulação interfalângica (JIP)

O osso mais proximal do polegar não é uma falange, mas um metacarpo. Articula-se com os carpos por meio da articulação CM, que é uma junta de sela, dando-lhe o potencial de se mover em mais de um plano. Permite uma gama mais ampla de posições do que a dobradiça proximal articulações dos quatro dedos. Esta capacidade torna a descrição de configuração do polegar mais complicada do que a descrição do quatro dedos. A função mais aparente da articulação CM é girar o polegar entra e sai de uma configuração chamada oposição. A oposição do polegar permite agarrar objetos. Também permite contato entre a superfície de fricção do polegar e a superfície de fricção superfícies e pontas dos dedos 1–4. A Figura 3 ilustra três oposições posições do polegar: lateral (L), neutro (U) e oposto (O).

Johnson, Robert E.; Liddell, Scott K. Saber mais…
Espaços do Polegar
Polegar adução

A configuração do polegar é descrita como uma combinação componencial das descrições de oposição do polegar, abdução da articulação CM e extensão das articulações MCP e DIP. A interação com os outros dedos é descrita como uma relação entre superfícies específicas do polegar e superfícies específicas dos dedos envolvidos.

Johnson, Robert E.; Liddell, Scott K. Saber mais…

App Escrita Visual – Ver demonstração.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *