Dicionário Trilíngue LIBRAS <-> Português
Escrita Linear de Sinais
Clicar na lupa e digitar a sua pesquisa. Exemplo: bonito ou {@
Modo de Busca
O dicionário possui 2(dois) modos de busca na barra de pesquisa. Ou seja, um modo utilizando a escrita linear de sinais e outra a escrita em português.
Dicionário da Escrita Linear de Sinais
A escrita linear de sinais visuoEspacial, trata-se da cadeia linear de símbolos ordenados em prefixos, afixos e sufixos. Ou seja, nessa ordenação, mediante à linguagem visuoEspacial, permitem-se aos símbolos, diferentes significados, dentro da cadeia linear de símbolos.
A escrita linear de sinais visuoEspacial, trata-se da cadeia linear de símbolos ordenados em prefixos, afixos e sufixos. Ou seja, nessa ordenação, mediante à linguagem visuoEspacial, permitem-se aos símbolos, diferentes significados, dentro da cadeia linear de símbolos. O dicionário o alfabeto ABNT-2.
Gramática visuoEspacial
Processo visuoEspacial: Tríade (Objeto, Ação, Alvo), ou seja, conjunto de símbolos que denota no significado visual e espacial. Por tanto. estrutura morfológica de tamanho mínimo de significado gramatical.
Conectivo visuoEspacial: Símbolo de concatenação de processo visual e espacial, ou seja, conectivo para descrever processo consecutivo, simultâneo, alternado).
Operador visuoEspacial: Símbolo classificador visual e espacial, ou seja, ícone que simplifica a cadeia de símbolos denotado por processo composto.
Simplificação visuoEspacial: Eliminação de redundância na cadeia de símbolos para a escrita na forma canônica, ou seja, símbolos repetidos no processo objeto composto.
Herança visuoEspacial: A informação visual e espacial, denotado pela cadeia de símbolos com a escrita na forma canônica, contido na memória de curto prazo, pode ser simplificado, ou seja, elimina-se redundância informacional por considerar que ainda mantem-se na memória de curto prazo.
Dicionário com Acessibilidade
Estudo de caso: Interface de usuário para a língua de modalidade gestual-visual (ou espaço-visual) para a classe contato. Nessa abordagem, propõem-se analogias e metáforas para as representações de objetos, ações, alvos e comportamentos para a língua de sinais. Ou seja, busca-se na semiótica o aporte teórico para o desenvolvimento do teclado visuoEspacial.
Para tanto, busca-se na interface o modo de busca utilizando-se símbolos que estabeleçam analogias e metáfora, conforme a cena visual e espacial. Ou seja, modelo do símbolo do teclado/display deve possuir uma forma gráfica que mais se aproxima da cena visual, espacial e temporal. Desta forma busca estabelecer uma fonologia da língua de sinais.
Estudo de Caso: Display da trajetória axial/radial
Caracterização dos ícones operadores (n,m); cadeia de símbolos na forma canônica e forma simplificada para a classe mover axial e classe mover radial (Alfabeto ASCII 7 bits).
Semiotic-Metaphor e User Interface (UI)
Uma abordagem de interface de usuário, homem-máquina, para a língua visual gestual. Ou seja, uma proposta de teclado e display para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), que buscam estabelecer analogias e metáforas com a cena visual e espacial. Portanto, neste estudo de caso, aplica-se a relação estabelecida pela tricotomias de Peirce, como ilustra a figura a seguir.
Escrita de Sinais
Importante a escrita de sinais, pois trata-se da metalinguística para o surdo, com melhores práticas cognitivas, promovida pela leitura e escrita. Como visto em Mariana Rossi Stumpf.
Dá pra filmar em língua de sinais, mas vale lembrar que filmar não é escrever. Ou seja, a escrita de sinais pode ajudar no conhecimento e a aprendizagem.
Linguagem Visual
Segundo Quadros e Karnopp, “a linguagem é restringida por determinados princípios (regras) que fazem parte do conhecimento humano e determinam a produção oral ou visuoespacial, dependendo da modalidade das línguas, da formação das palavras, da construção das sentenças e da construção dos textos” [12].
Quem Somos
Esta plataforma, a quem somos mantenedores de recursos, propõe-se acesso à internet mediante a descrição sequencial da cena visual no domínio espaço-tempo, ou seja, acessibilidade em primeira língua dos surdos.