CM-75: 16(dezesseis) grupos para o conjunto da Configuração de Mão. Ou seja, 16 categorias com as seguintes interseções: (Abdução, Adução) x (estendido, flexionado) x (contato, livre).
Os 4(quatro) dedos (indicador, médio, anelar, mínimo), podem ser flexionados ou estendidos, em abdução ou adução e o dedo polegar, além disso, permite também a rotação.
Modelo de Referência
CM-75: diferentes tipos de articulações, envolvendo os 4(quatro) dedos (indicador, médio, anelar, mínimo), conjugado com o dedo polegar. Ou seja, o dedo polegar, de maior grau de liberdade (Articulação tipo Cela), articula-se com demais dedos, para um total de 75 combinações.
Articulação tipo Cela
O dedo polegar é diferenciado dos outros 4(quatro) dedos, tanto na configuração dos ossos como também na articulação. Enquanto que o os 4(quatro) dedos (indicador, médio, anelar, mínimo) permitem abdução ou adução, estendido ou flexionado, o dedo polegar apresenta maior grau de liberdade devido a capacidade de rotacionar.
Elemento de Articulação
Os 4(quatro) dedos possuem 3(três) falanges, com articulações proximal, medial e distal. Já o polegar somente 2(duas) falanges, proximal e distal.
Ortografia da Configução de Mão
Expressão canônica denota num significado sem ambiguidade, ou seja, possui tantos caracteres, o quanto for necessário. Já a expressão simplificada pode denotar num significado com ambiguidade. Portanto, a simplificação de redundância, com eliminação de símbolos, deve ocorrer até não encontrar ambiguidade no conjunto do alfabeto da língua em questão. Ou seja, em ASL (American Sign Language) possuem combinações na configuração de mão que não ocorrem em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Assim, se a combinação for única, então avançar a simplificação ao máximo.